TORNEIO VIRTUAL TUCUNA SOLIDÁRIO 2021

Regulamento

Termo Responsabilidade para menores 

REGULAMENTO DO TORNEIO VIRTUAL TUCUNA SOLIDÁRIO 2021:


Em prol da Associação Flávia Cristina de Londrina -Pr e Lar da Paz de Primeiro de Maio - Pr


Regulamento e Termos de Responsabilidade:

 

ART. 1 - OBJETIVOS:
1.1  Angariar fundos para a Associação Flávia Cristina de Londrina -Pr e Lar da Paz de Primeiro de Maio – Pr.
1.2 Promover a conscientização ambiental através do pesque e solte.
1.3 Levantamento estatístico da ictiofauna e produção pesqueira amadora.


ART. 2 - PROGRAMAÇÃO:
2.1 O evento será realizado exclusivamente nas Águas Represadas do Reservatório UHE Capivara, na data de 30 de maio de 2021. Para evitar qualquer tipo de aglomeração o local de largada e chegada do evento será livre, desta forma as equipes escolhem o local da sua largada e retorno. O sistema de aferição será o vídeo/régua onde cada equipe filmará os seus exemplares capturados com o auxílio de um celular e posteriormente encaminhará os vídeos pelo aplicativo WhatsApp aos organizadores até as 23h59 do dia 30/05/2021. As entregas dos troféus aos participantes serão realizadas através de agendamento junto à organização, desta forma excluímos qualquer tipo de aglomeração.

 

2.2 O evento terá Início às 06h15 e seu encerramento às 18h15. Os vídeos deverão ser encaminhados a comissão organizadora via WhatsApp até as 23h59 do dia 30/05/2021. Após este horário os vídeos enviados não serão contabilizados.

 

2.3 O peixe alvo é o Tucunaré da Represa Capivara e a pescaria poderá ser realizada somente com iscas artificiais. É expressamente proibido a utilização de iscas vivas e caso elas sejam identificadas dentro da embarcação a equipe poderá ser desclassificada do evento sem direito a devolução dos valores das inscrições. Tais casos serão analisadas pela comissão organizadora.

 

2.4 Como o intuito do evento é ajudar as instituições informadas, os possíveis prêmios e brindes serão sorteados a todas as equipes que fizerem suas inscrições. Sendo assim a pescaria não é obrigatória.

 

2.5 Durante a pescaria, é obrigatório que cada equipe mantenha uma distância mínima de 100 metros de outras embarcações participantes do torneio. A preferência pelo ponto de pesca será sempre da equipe que estiver primeiro no local. Sejam cordiais e tenham o respeito que as boas práticas esportivas pregam em todos os esportes. Caso alguma equipe necessite aproximar-se de outra para prestar ajuda, socorro ou solicitar informações, que sejam breves e informem à direção do evento. O não cumprimento desta regra poderá gerar a desclassificação de ambas as equipes. A equipe que se sentir prejudicada poderá formalizar denuncia embasado por fotos ou vídeos. Inclusive em caso
de alguma equipe ser flagrada pescando ou se comportando em desacordo com as regras descritas neste regulamento.

 

Artigo 3 - Pontuação de cada exemplar capturado:

 

3.1 Os exemplares serão aferidos a cada 0.5cm. Os milímetros intermediários serão descartados e a pontuação arredondada sempre para baixo conforme exemplos a seguir:
Ex. 01- Peixe medindo 38.9cm terá sua pontuação reduzida para 38.5cm
Ex. 02- Peixe medindo 30.4cm terá sua pontuação reduzida para 30.0cm
Ex. 03 - Peixe medindo 42.5cm terá sua pontuação confirmada em 42.5cm

 

Artigo 4 - Sistema de Aferição dos exemplares capturados:

 

4.1 O sistema utilizado será o Vídeo/Régua. Os vídeos com os exemplares aferidos deverão ser encaminhados para a comissão organizadora via WhatsApp até as 23h59 do dia 30/05/2021. Vídeos enviados após este horário não serão contabilizados. Será criado um grupo de WhatsApp exclusivo para os Capitães e nele serão repassadas várias informações. Cada capitão ficará responsável em transmitir todas as informações aos demais participantes da sua equipe. Além dos vídeos, as equipes que realizarem a pescaria e pretendam participar dos sorteios de prêmios deverão responder o questionário do Programa Rio Vivo do governo Estadual, programa este necessita de levantamentos estatísticos da ictiofauna e produção pesqueira amadora/esportiva e turismo agregado a ela. Um enorme passo para a nossa região, tanto para a pratica do nosso esporte como para o turismo. O questionário será disponibilizado no grupo de WhatsApp onde serão incluídos os capitães de cada equipe inscrita no evento.

 

4.2 A direção do torneio não se responsabiliza por vídeos que futuramente sejam divulgados nas redes sociais. Tais vídeos podem não terem sido aceitos pela comissão organizadora ou simplesmente nem apresentados a ela.

 

4.3 Utilizar somente as réguas pré-determinadas conforme imagem a seguir. Os modelos de réguas descritas abaixo foram aferidos pela organização da APETS e todas possuem medidas partindo do Zero (0) até sessenta cm (60cm) ou setenta cm (70cm). As réguas devem iniciar da marcação zero (0) para a medição do menor exemplar que estará concorrendo ao “Troféu Zé Pequeno”, sendo validado apenas um exemplar por equipe e com medida inferior a 30 cm. As equipes que necessitarem de réguas, devem entrar em contato com a organização.

réguas TS 2021.png
ruc site.png

“A RUC foi desenvolvida para a Represa Capivara e segue critérios rigorosos de qualidade”.


4.4 Cada equipe deverá pronunciar a senha em bom tom e de forma clara ou escrever a senha na régua, e que a escrita seja legível e de fácil leitura para ser validada. É importante pronunciarem o nome de sua equipe para facilitar as devidas conferências.


4.5 A senha será composta de uma palavra-chave + a última dezena do resultado da MegaSena que ocorrera na véspera do evento (29/05/2021) e posteriormente informada no grupo dos capitães até as 22 horas desta data.

 

4.6. É recomendado que todos os participantes assistam o vídeo que demonstra de forma clara todo passo a passo para uma aferição correta. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=63cfsWWSDRw. Este vídeo também estará disponível no grupo de WhatsApp onde os Capitães de cada equipe estarão presentes.

 

4.7 Cada equipe deverá apresentar apenas cinco (05) vídeos para a competição principal, sendo homologados somente os quatro (04) maiores exemplares. Haverá também a categoria “Zé Pequeno” onde será aceito mais um (01) vídeo com um exemplar medindo abaixo de 30cm.


Artigo 5 - Iniciando a aferição de um exemplar:

 

5.1 A senha deverá ser pronunciada em voz alta e clara ou escrita na régua de forma correta e visível. Para agilizar as conferencias é recomendado que o nome da equipe seja pronunciado. O uso de alicate de contenção ou qualquer outro aparelho para conter o peixe na régua é expressamente proibido e irá acarretar a desclassificação deste exemplar capturado.

 

5.2 A filmagem deverá ter início com um dos competidores da equipe posicionando preferencialmente o aparelho celular na posição horizontal, com o exemplar posicionado devidamente na régua, com o seu dorso(costas) voltado para a parte superior da régua, conforme imagem informativa e o exemplo no vídeo de aferição. O peixe deve estar com a sua boca encostada na base da régua, demonstrando de forma nítida o peixe por inteiro, desde a boca até sua nadadeira caudal.

 

       O vídeo deverá ser encerrado somente após a soltura completa do exemplar aferido, de forma nítida, com este retornando ao seu habitat em plenas condições de vida. É recomendado que após a soltura o vídeo continue por mais cinco segundos (5s) afim de sanar quaisquer dúvidas que acabe prejudicando a equipe com perdas de pontos sobre este exemplar. Quedas de exemplares durante a soltura ou peixe nadando com dificuldades serão analisadas pelos organizadores e poderão levar a desclassificação deste exemplar. Nosso vídeo explicativo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=63cfsWWSDRw.

 

5.3 É obrigatório que as equipes filmem todos os seus parceiros dentro da embarcação, inclusive quem está efetuando a filmagem, preferencialmente antes do início da aferição do exemplar capturado ou logo após a soltura deste. É aconselhado que retirem o Buff do rosto durante a filmagem para facilitar a identificação de todos. Desta forma haverá a certeza que participantes da equipe são os mesmos que estão inscritos na competição. É necessário observar também que o exemplar aferido seja o mesmo que está sendo solto, caso isto não ocorra por alguma mudança de movimento durante a aferição, o exemplar poderá ser desqualificado e a pontuação deste zerada. Fiquem atentos.

 

5.4 Exemplares filmados com a boca aberta em qualquer grau, perdem dois(02) pontos. Exemplares com o rabo torto ou a nadadeira caudal totalmente fechada também podem sofrer a punição dois (02) pontos. Para evitar esta situação solicitamos que o rabo do peixe esteja reto e a nadadeira caudal espalmada em forma de leque. O competidor que estiver manuseando o exemplar não poderá tapar a boca do exemplar. É necessário que, para validação do vídeo, a boca do peixe esteja visível e caso isto não ocorra o exemplar aferido poderá ser penalizado em 02(dois) pontos ou até mesmo eliminado da somatória final. Tais atos serão analisados pela comissão organizadora. Se ambas situações ocorrerem simultaneamente o exemplar poderá perder até seis pontos (06) pontos em um único vídeo apresentado.

 

5.5 A equipe poderá pronunciar a medida do peixe, porém isto não influenciará na análise dos vídeos, uma vez que tais descrições estarão disponíveis na própria régua.
5.6 Preferencialmente as réguas deverão ser molhadas antes das aferições, para que o peixe não perca seu muco natural, e cada vídeo não deve ultrapassar 60 segundos, seguindo todas as recomendações acima citadas. Faça vídeos curtos, cuide do peixe, seja consciente.

 

5.7 Imagens distorcidas, pausadas, editadas ou de baixa qualidade, poderão ser descartadas ou penalizadas em dois pontos. Vídeos apresentados com exemplares de medida inferior a 30cm contarão apenas para a categoria “Zé Pequeno”, porém apenas um vídeo será contabilizado para esta categoria.

 

Artigo 6 - Do Envio dos vídeos:

 

6.1 Os vídeos deverão ser encaminhados pelas equipes, via WhatsApp da organização até as 23h59 do dia 30/05/2021. Após este horário os vídeos enviados não serão contabilizados.

 

6.2 Será informado no grupo de WhatsApp destinado aos capitães, para qual organizador a equipe deverá encaminhar seus vídeos.

6.3 Cada equipe deverá apresentar apenas cinco (05) vídeos com cinco (05) exemplares devidamente aferido nas réguas informadas, sendo homologados somente os quatro (04) maiores exemplares para a categoria principal. Haverá também a categoria “Zé Pequeno” onde será aceito mais um vídeo por equipe e com um exemplar medindo abaixo de 30cm. Portanto só poderão ser enviados até seis(06) vídeos por equipe.

 

Artigo 7 - Da Premiação:

 

7.1 Serão premiadas com troféus as dez (10) primeiras equipes que conseguirem a maior pontuação. E também será oferecido três (03) troféus para a equipe que capturar o maior exemplar. Será ainda oferecido três (03) troféus para a categoria “Zé pequeno”, para a equipe que capturar o menor exemplar com medida inferior a 30 cm. Agradecimento especial a APERC e aos “Amigos Solidários” pela realização de uma rifa para ajudar nas custas da confecção dos troféus. Fica aqui registrado nossa imensa gratidão.

 

7.2 Os prêmios serão sorteados entre todas as equipes inscritas no torneio independente de sua participação na pescaria.

 

7.3 As equipes que optarem pela participação na pescaria, deverão preencher o questionário do Programa Rio Vivo, conforme descrito no Artigo. 4.1 deste regulamento para participarem do sorteio. O arquivo será disponibilizado no grupo de Whatsapp onde o capitão de cada equipe estará presente.

 

7.4 Caso surjam novos prêmios ou brindes será informado aos Capitães via grupos de Whatsapp ou em nossas redes sociais e site.

 

Artigo 8 - Critérios para desempate:

 

8.1 O critério para desempate será o maior peixe de cada equipe, seguindo o empate serão avaliados os maiores peixes subsequentes, ainda assim permanecendo o empate o capitão com maior idade será o beneficiado. Na categoria “Zé pequeno” o desempate se fará pelo maior exemplar da categoria principal ou subsequentes caso o empate persista.

 

Artigo 9 - Da COVID-19

 

9.1 Todas as equipes deverão seguir os protocolos vigentes de cada município, principalmente no que se diz a proibição da pesca ou dos locais para embarque e desembarque. Cada equipe deverá zelar pelo distanciamento entre seus parceiros. É recomendado o uso de máscaras e que se evite aglomerações com outras embarcações. Tais atos serão analisados pelos organizadores e poderão levar a desclassificação das equipes.

 

Artigo 10 - LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO

 

10.1 Todas as equipes deverão ter suas embarcações em condições de navegabilidade, segundo as normas e instruções da Marinha do Brasil, Ibama e demais órgão ambientais. Cada capitão é responsável pela sua equipe e por portar toda a documentação obrigatória, caso seja solicitada. As equipes deverão manter uma distância mínima de 100 metros de outras embarcações participantes do torneio. O não cumprimento poderá gerar a desclassificação da equipe.


10.2 É obrigatório o uso de Coletes Salva Vidas Homologados e documentos pessoais a todos participantes, carteira de pesca amadora, assim como arrais amador para os responsáveis pela condução da embarcação.

 

10.3 Caso alguma equipe necessite de socorro poderá fazê-lo junto aos barcos de apoio e pelos fones: 43 99117-6728 José Almeida / 43 99651-9598 Bruno / 43 99983-7461 Marcelo Bulla / 43 99128-6169 Fernando Shiozawa

 

10.4 Todo capitão fica incumbido de informar à direção quando do início e término da sua pescaria.

 

ART. 11 - DOS COMPETIDORES

 

11.1 Os competidores devem ler e cumprir o regulamento. Este regulamento poderá sofrer alterações ou inclusões de artigos e itens caso se julgue necessário e sem aviso prévio. Todos os capitães serão informados caso ocorram tais alterações.

 

11.2 A equipe poderá ser formada por dois (2) ou três (3) participantes

 

11.3 As equipes que forem desclassificadas terão os casos avaliados pela organização para as futuras competições da APETS.

 

11.4 Os competidores poderão solicitar a qualquer momento da prova, informações, apoio e socorro pelos fones/WhatsApp: José Almeida - 43 991176728 - Bruno 43 99651-9598 Marcelo Bulla 43 99983-7461 - Tucuna Solidário 43 98488-9949 – Fernando Shiozawa 43 99128-6169

 

11.5 A pescaria deverá ser feita somente com a utilização de iscas artificiais. Fica proibida a utilização de qualquer outra forma de captura/pesca. Caso seja constatada a simples presença de iscas vivas ou mortas na embarcação as equipes poderão ser desclassificadas do evento. O mesmo se dará caso outros equipamentos como redes, tarrafas, arpão ou qualquer forma de pesca não compatível com o evento e que seja localizado dentro da embarcação. Esta análise cabe apenas a direção da prova.

 

11.6 Menores de idade deverão estar acompanhados pelos devidos responsáveis e com o Termo de Responsabilidade (Anexo-2) assinado, assim como um documento do menor. O Termo de Responsabilidade deverá ser impresso, preenchido e enviado para a organização via WhatsApp.

 

11.7 Cabe apenas a direção do evento, avaliar, aceitar ou recusar inscrições, principalmente devido à falta de características do competidor ou da equipe quanto as práticas de pesca esportiva.


11.8 Caso ocorra alguma alteração em relação aos membros da equipe, os dados devem ser alterados antes do início da competição, em comunicado aos organizadores do evento, informando qual participante será substituído(excluído), bem como todos os dados do novo integrante, se houver.


11.9 Casos omissos serão analisados pelos organizadores.

ART. 12 - PUNIÇÕES E DESCLASSIFICAÇÕES DE EQUIPES:

 

12.1 Haverá equipes em água abordando os participantes e fazendo vistorias nas embarcações. As equipes devem tratar os fiscais de forma gentil, inclusive para que o processo seja ágil para a liberação.

 

12.2 Caso seja apresentado por qualquer pessoa, fotos ou filmagens comprovando qualquer irregularidade no modo que o peixe foi capturado a equipe poderá sofrer uma advertência ou até mesmo a exclusão do evento.

 

12.3 As equipes que causarem aglomerações poderão serão punidas com a desclassificação da competição. Evitem o contato desnecessário com outras equipes.

 

12.4 É expressamente proibido a utilização de iscas vivas dentro da embarcação, assim como apetrechos de pesca sub, redes e outros acessórios voltados para a pesca predatória. Caso isto seja identificado, a equipe poderá ser desclassificada do evento sem direito a devolução dos valores das inscrições. Tais casos serão analisadas pela comissão organizadora.

 

12.5 Calúnia, desrespeito ou agressão com os demais participantes ou membros da organização poderá acarretar à equipe uma advertência ou até mesmo a exclusão do evento. Casos de embriagues também serão analisados e passiveis de rigorosa punição.

 

12.6 Por se tratar de um evento de pesca esportiva é vetado o abate de quaisquer espécies. Caso algum exemplar venha a óbito, a equipe deverá informar a comissão organizadora para os devidos fins. (punição é a desclassificação da equipe)

 

12.7 Como o sistema utilizado será o vídeo/régua, o limite de peixes acondicionados dentro do viveiro ou em qualquer outro local da embarcação, seja em transporte ou mesmo com a embarcação parada é zero. A punição poderá ser uma advertência ou até mesmo a eliminação da equipe caso comprovado tal ato.

 

12.8 Deverá ser mantido uma distância mínima de 100 metros entre as embarcações participantes do torneio, evitando assim que uma equipe prejudique ou beneficie outra com alguma ação. Em caso de socorro por parte de alguma equipe, a organização deverá ser comunicada assim que possível, evitando punições. Todos os casos serão analisados e julgados apenas pelos organizadores e passiveis desde uma advertência, até mesmo a desclassificação.

 

ART. 13 - DAS INSCRIÇÕES

 

13.1 As inscrições deverão ser realizadas pelas equipes através do link https://forms.gle/7VC2ndoH2Fy2o81b7 

 

13.2 As inscrições somente serão validadas após o completo preenchimento do formulário e o pagamento da taxa no valor de R$250,00 por equipe.

 

13.3 A conta para depósito será informada no ato da inscrição e também estará disponível no grupo de WhatsApp criado para os capitães das equipes. O comprovante de pagamento deverá ser enviado por WhatsApp para o número 43 99128-6169 (Fernando Shiozawa), informado a equipe que fez o pagamento.

13.4 As inscrições poderão ser encerradas assim que todas as vagas forem preenchidas e estas devidamente quitadas. As vagas serão limitadas.

 

13.5 Ao realizarem suas inscrições os participantes concordam com o Termo de Responsabilidade Dirigido aos Participantes, anexo a este regulamento. (ANEXO-1).

 

Art. 14 – DO DESTINO DA ARRECADAÇÃO:


14.1

100% das arrecadações com as inscrições serão repassadas para a Associação Flávia Cristina de Londrina e para o Lar da Paz de Primeiro de Maio - Pr. A porcentagem desta distribuição dos valores entre as instituições será informada aos capitães de cada equipe. Todo o Balanço do evento estará disponível no grupo de WhatsApp da competição e também em no site www.tucunasolidario.com.br.

 


Desejamos a todos um excelente Evento e Parabéns a todos por ajudarem a quem necessita!

 

REALIZAÇÃO APETS


(ANEXO-1) TERMO DE RESPONSABILIDADE DIRIGIDO AOS PARTICIPANTES:


Ao realizarem suas Inscrições, os participantes declaram concordar com todos os termos constante neste Regulamento e também com o Termo de responsabilidade que segue abaixo:


Declaro para os devidos fins, que conheço em total teor o regulamento do Torneio Virtual Tucuna Solidário 2021 a ser realizado no dia 30/05/2021 na Represa Capivara, sendo que li e concordo inteiramente com todos os artigos, notas e anexos ali existentes. Declaro que possuo toda a documentação e equipamentos necessários para o exercício da pesca e navegação, bem como todos os itens de segurança obrigatórios na embarcação. Estou ciente de todas as responsabilidades na condução das embarcações e das penalidades aplicáveis pelos órgãos competentes. Afirmo ainda que a nossa equipe está ciente de todos os decretos municipais, estaduais e federais no que tange a Covid-19. Informo também que todos os membros da minha equipe estão fisicamente aptos a participar desta prova e cientes dos riscos de possíveis acidentes que nós venhamos causar a qualquer outro participante. Sendo assim isento os organizadores de quaisquer responsabilidades pelos meus atos ou da minha equipe. Informo ainda que estou ciente da possível presença de emissoras de Tvs, Fotógrafos e Blogs. Desta forma declaro que minha imagem e de todos membros da minha equipe estão liberadas para fins de divulgação e apresentação do evento em todas as mídias e redes sociais. Também declaro que meus dados e dos demais participantes da minha equipe estão disponíveis aos organizadores, assim como e-mails e telefones que poderão ser utilizados para envio de mensagens pelos diretores da entidade organizadora APETS.


 

 

(ANEXO-2) Termo de responsabilidade para menores de 18 anos.
Torneio Virtual Tucuna Solidário 2021.


Declaração
Eu _____________________________________, Portador do CPF nº_________________________________ declaro, na qualidade de______________________________ (pai/mãe ou tutor legal) que para todos os efeitos legais, autorizo o menor ____________________________________________________, documento número___________________________ a participar do Torneio Virtual Tucuna Solidário 2021 que ocorrerá dia 30/05/2021 na represa Capivara acompanhado do maior responsável ___________________________________________
portador do CPF nº_____________________________________.
Declaro ainda que assumo e que tenho conhecimento sobre todos os riscos inerentes à participação conforme descritos no regulamento do evento.
Primeiro de Maio, 30 de maio de 2021.


_________________________________________
(Assinatura Pai/ Mãe ou tutor legal)

 


__________________________________________
(Assinatura do Maior Responsável)