Regulamento e Termo de Responsabilidade

Categoria Barcos:

ART. 1   OBJETIVO:

  1. Promover a confraternização entre os participantes da pesca esportiva, divulgar o pesque e solte, angariar fundos para a ________________

ART. 2PROGRAMAÇÃO

2.1       O evento será realizado No Pesqueiro WM, as margens da represa Capivara, na cidade de Primeiro de Maio - PR no dia _________ tendo início previsto para as _______(Brasília)com tolerância de 30 minutos a mais caso se julgue necessário e encerramento as ________(Brasília). O Horário poderá ser alterado caso se julgue necessário. A largada será por ordem de chegada para as equipes com documentação completa. Favor estar com todos os dados preenchidos para ter a sua ordem de chegada liberada para navegação. Caso ocorra alguma alteração em relação aos membros da equipe, os dados devem ser alterados antes do início da competição. Os casos serão analisados e a equipe poderá inclusive ser eliminada da competição e de todos os sorteios de brinde e prêmios. As inscrições também deverão estar quitadas. O valor para inscrição na categoria Barcos é de _____________ por equipe, sendo necessário 02 ou 03 participantes. A medição dos exemplares capturados será pelo sistema de vídeo régua conforme descrito no item 4.6.

 

2.2      Após o encerramento do evento a equipe só poderá ter seus vídeos analisados, caso um dos seus participantes já se encontre no recinto da organização e de posse das imagens gravadas em vídeo no seu aparelho celular.  Caso isto não ocorra a equipe terá sua pontuação zerada.

 

2.3      Para fins de classificação as imagens gravadas deverão ser entregues no local de analise antes do encerramento do evento, salvo equipes que se enquadram no item 2.2.

 

2.4       Para encerramento da competição a organização caso julgue necessário poderá utilizar um rojão de aviso sonoro às ________. Cada equipe é responsável por monitorar seus horários e a falta do sinal sonoro (Rojão) não interfere na finalização da prova.

 

2.5       O acompanhamento dos horários se dará pelo relógio da organização (horário de Brasília) e não dos participantes.

 

2.6       A conferência dos vídeos com as devidas capturas poderá ser feita na mesa da organização por apenas um membro de cada equipe e dentro dos horários já informados ou em água pelos barcos de apoio do evento. Aceitaremos somente um membro de cada equipe dentro do recinto de conferência.

 

2.7       Para controle da organização é obrigatório a entrega do SELO antes do término da competição (       ) O SELO em questão é o mesmo utilizado durante as medições e filmagem dos exemplares. Cada SELO contem o número correspondente as equipes presentes no evento. A falta da entrega do SELO gera automaticamente a desclassificação da equipe.  Este é o único controle que temos sobre quais as equipes de fato já retornaram da competição, uma medida de segurança exigida pelos organizadores.

 

ART. 3   PREMIAÇÃO

 

3.1       A previsão para entrega dos brindes terá início entre as  __________, posteriormente se dará a entrega dos Troféus, em seguida o sorteio dos prêmios principais. Esta ordem poderá ser alterada caso se julgue necessário.

  1. Serão premiadas com troféus as dez (10) primeiras equipes que conseguirem a maior pontuação. E também será oferecido troféu ao participante que capturar o maior exemplar.

 

ART. 4 PONTUAÇÃO

4.1    A cota máxima para apresentação é de quatro (4) vídeos com quatro exemplares, devidamente filmados, como descrito abaixo no item 4.5 e divulgado em vídeos no grupo de WhatsApp do torneio.

 

4.2    Para fim de pontuação as imagens gravadas (filmadas em celular) dos exemplares (Tucunarés) não poderão ter a medida inferior a 30 cm. Cada cm equivale a um (01) ponto. A somatória dos pontos determina a posição que cada equipe terá no evento.

  1. Regras para aferição da pontuação de cada exemplar:

 

Os milímetros serão descartados e a pontuação arredondada sempre em 0,5 cm e para baixo:

Ex. 01- Peixe medindo 38.9 cm terá sua pontuação reduzida para 38.5

Ex. 02- Peixe medindo 30.4 cm terá sua pontuação reduzida para 30.0

Ex. 03 - Peixe medindo 42.5 cm terá sua pontuação confirmada em 42.5

Pontuação descontando os milímetros sempre para abaixo.

  1. O maior exemplar capturado dará a equipe a bonificação de 5(cinco) pontos.

 

 

4.5      A direção do torneio não se responsabiliza por vídeos que futuramente sejam divulgados nas redes sociais. Tais vídeos podem não terem sido aceitos pela comissão organizadora ou simplesmente nem apresentados a ela.

 

4.6     Cada equipe é responsável pela gravação das imagens em vídeo. Sendo que todos os exemplares deverão ser filmados conforme abaixo:

 

4.6.1         Utilizando a régua e selo oficial do evento que serão entregues aos capitães das equipes minutos antes da largada da prova. A senha estará descrita na régua oficial e deverá estar visível em todos os vídeos. O selo também deverá estar em cima do peixe ou próximo à régua, aparecendo de forma clara no vídeo gravado. Não é necessário pronunciar a senha no momento da filmagem de cada exemplar.

 

4.6.2         Somente a régua oficial poderá ser utilizada e a não apresentação do selo nas imagens invalidará a pontuação. Caso ocorra a perda do selo ou da régua a organização não se responsabilizará e a equipe poderá ter a pontuação zerada total ou parcialmente. Ocorrendo a perda de um destes itens deve-se entrar em contato urgente com a organização e caso tenhamos réguas e selos disponíveis o custo será de R$50,00 para as réguas e R$10,00 para os selos. Não é necessária a devolução das réguas ao término do evento, porém o selo deverá ser entregue ao final da prova para comprovação de chegada de cada equipe por medidas de segurança e controle.

 

4.6.3         O peixe deverá ter sua boca encostada no limitador inicial da régua, a boca deverá estar fechada e a nadadeira caudal espalmada. Caso isto não ocorra, a equipe poderá ser penalizada em 02 pontos ou até mesmo ter o vídeo anulado. Peixes que não estiverem devidamente posicionados no início da marcação da régua serão invalidados e sua pontuação descartada.

 

4.6.4         A filmagem deverá ter início posicionando o exemplar na base da régua e demonstrando de forma nítida o peixe por inteiro, desde a boca até sua nadadeira caudal, o vídeo deverá ser encerrado somente após a soltura completa, de forma nítida e sem obstruções. Recomendamos que após a soltura o vídeo continue por mais (05) cinco segundos afim de sanar quaisquer dúvidas que acabe prejudicando a equipe com perdas de pontos sobre este exemplar. O pescador no momento da soltura não poderá empurrar o peixe para que ele saia, isso poderá acarretar a desclassificação do exemplar capturado. Quedas durante a soltura serão analisadas pelos organizadores.

 

4.6.5         O peixe deverá aparecer na régua na posição horizontal e com o dorso(costas) alinhados com a parte superior da régua, respeitando a imagem descrita na própria régua. Vídeos com o peixe em posição invertida serão desclassificados. Tal fato serve para evitarmos que peixes sejam filmados em duplicidade, lembrando que cada peixe possui características únicas, como listras e desenhos pelo corpo. Peixes marcados com tinta ou com o rabo cortado dará para a equipe uma eliminação sumária por ato de fraude.

  1.          O competidor que estiver manuseando o peixe na régua poderá segurar o exemplar com uma das mãos, desde que a boca e a nadadeira caudal estejam visíveis, o uso das duas mãos em cima dos peixes poderá ocasionar a perda da pontuação. Tal ato será analisado pela comissão organizadora.

  2. A equipe poderá pronunciar a senha ou até mesmo falar a medida do peixe, porém isto não servirá em nada para a análise do vídeo, uma vez que tais descrições estarão disponíveis na própria régua para que o vídeo seja bem avaliado pelo mesário.

 

Em todos os vídeos pelo menos um dos integrantes da equipe deverá aparecer nele e todos os vídeos deverão possuir som.

 

Os vídeos poderão ultrapassar 60 segundos por exemplar, seguindo todas as recomendações acima citada.

 

Cada equipe deverá apresentar apenas 04 vídeos com 04 exemplares distintos, não serão aceitos peixes duplicados mesmo ocorrendo recaptura. Todos exemplares serão analisados.

 

  1. Recomendamos que um membro da equipe posicione o exemplar na régua e outro faça as imagens em vídeo utilizando um aparelho celular na posição horizontal, com imagens nítidas para que todas as aferições necessárias sejam feitas, imagens distorcidas, cortadas, interrompidas ou de baixa qualidade poderão ser descartadas ou penalizadas em dois pontos. Fotos poderão ser tiradas, mas somente os vídeos validam a pontuação. Fotos poderão ser utilizadas apenas para sanar dúvidas.

 

4.6.12      Sem a soltura demonstrando a devolução do peixe no mesmo local da captura e em plenas condições de vida acarretará à equipe a perda dos pontos referente a este exemplar. Recomendamos que o peixe seja solto a uma distância mínima de 15 metros da margem onde ocorreu a captura.

 

4.6.13       O uso de alicate de contenção com o peixe posicionado na régua resultará com a desclassificação deste exemplar capturado. Todos os vídeos apresentados mesmo que descartados pela organização irão somar como um vídeo apresentado e a equipe não poderá reapresentar outro em substituição. Lembramos mais uma vez que cada equipe só poderá apresentar quatro vídeos.

 

4.6.14       Os vídeos não poderão ter cortes ou interrupções, caso isto ocorra o exemplar poderá ser desqualificado e sua pontuação zerada. Peixes que eventualmente sofram quedas durante as filmagens, recomendamos que seja reiniciada a filmagem evitando punições.

 

4.6.15    Caso seja apresentado um vídeo com um exemplar de medida inferior a 30 cm a equipe terá como penalização a perda dos pontos deste exemplar e este será computado como vídeo apresentado e sem possibilidade de troca.

 

4.6.16    Peixes que nos vídeos apresentem lesões graves ou sem condições totais de soltura, dará a equipe a punição de 10(dez) pontos e descarte do vídeo do exemplar apresentado, sem direito a substituição. Peixes apresentados com lesões leves serão avaliados pela organização com possibilidades de não serem aceitos. Tais casos serão julgados somente pelos organizadores.          

 

4.6.17       Cada capitão deverá apresentar apenas seus vídeos junto a mesa julgadora, em hipótese  alguma serão aceitos vídeos de outras equipes por este capitão. Tenha já separados os vídeos a serem apresentados, sendo o total máximo de quatro (4). Caso os vídeos não estejam previamente separados o competidor terá que retornar ao final da fila para reapresentação.

 

4.6.18       O Capitão ou responsável deverá apresentar-se a mesa julgadora correspondente ao número da sua equipe com as imagens dos peixes selecionados para a aferição, sendo o máximo de 4(quatro) e o mínimo de 1(um). Posteriormente as imagens poderão ser encaminhadas se possível para o WhatsApp informado na data do evento para arquivamento, possíveis aferições ou para fins de divulgação do evento. Como existe uma deficiência de sinal de internet no local não iremos tornar isto obrigatório, estamos seguindo os parâmetros dos principais torneios do país quanto a este quesito.

 

4.7       Critérios para desempate:

A base para desempate será o maior peixe de cada equipe, seguindo o empate serão avaliados os maiores peixes subsequentes, ainda assim permanecendo o empate o capitão com maior idade será o beneficiado.

ART. 5   LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA:

5.1       Todas as equipes deverão ter suas embarcações em condições de navegabilidade, segundo as normas e instruções da Marinha do Brasil, Ibama e demais órgão ambientais. Cada capitão é responsável pela sua equipe e por estar com toda a documentação caso seja solicitada. As equipes de barcos deverão manter uma distância mínima de 50 metros entre quaisquer embarcação no dia da prova, até mesmo para os caiaques. O não cumprimento poderá gerar a desclassificação da equipe.

 

5.2       Uso obrigatório de Coletes Salva Vidas Homologados e documentos pessoais a todos participantes. Carteira de pesca amadora, assim como arrais amador para os responsáveis pela condução da embarcação. De acordo com a Marinha do Brasil todas as equipes deverão estar utilizando coletes salva-vidas, na locomoção com motores a combustão, remos ou motores elétricos.

 

5.3       Caso alguma equipe necessite de socorro poderá fazê-lo junto aos barcos de apoio e pelo fone: __________________

 

ART. 6   COMPETIDORES:

6.1       Ler e cumprir o regulamento.  Este regulamento poderá sofrer alterações ou inclusões de artigos e itens caso se julgue necessário até a data de ___________   

6.2       Apresentar a sua ficha de inscrição antes do desembarque devidamente preenchida, todos os dados serão conferidos. A equipe só estará apta a retirar seu adesivo(embarcações), régua, selo e cartão de marcação após todos os dados exigidos na ficha de inscrição estiverem devidamente preenchidos.

 

6.3       A equipe poderá ser formada por dois (2) ou três (3) participantes

 

6.4       Apenas um dos integrantes da equipe deverá acompanhar a aferição de cada vídeo apresentado junto a comissão organizadora.

 

6.5       O capitão irá receber um adesivo para que este seja colado em sua embarcação, afim de confirmar a sua participação e identificação pelos organizadores e órgãos fiscalizadores.

 

6.6       Serão entregues também ao Capitão a régua oficial do evento, selo oficial e a SENHA que estará anotada na régua.

 

6.7       A perda dos itens mencionados acima poderá acarretar desde uma simples advertência, penalidade de 10 pontos ou até mesmo a desclassificação da equipe junto ao evento caso seja do entendimento da organização que o ato foi premeditado ou que isto tenha gerado desconforto junto à organização.

 

6.8       As equipes que forem desclassificadas terão os casos avaliados pela organização para serem ou não liberados a participar dos sorteios de Prêmios e Brindes disponíveis.

 

6.9       O atraso para a largada por parte de uma equipe não inválida sua participação uma vez que o prejuízo será somente dela própria.

 

6.10    Os competidores poderão solicitar a qualquer momento da prova, informações, apoio e socorro pelo fone ___________________

 

6.11    A pescaria deverá ser feita somente com a utilização de iscas artificiais. Fica proibida a utilização de qualquer outra forma de captura/pesca. Caso seja constatada a simples presença de iscas vivas ou mortas na embarcação as equipes poderão ser desclassificadas do evento. O mesmo se dará caso outros equipamentos como redes, tarrafas, arpão ou qualquer forma de pesca não compatível com o evento e que seja localizado dentro da embarcação. Esta análise cabe apenas a direção da prova.

 

6.12    Menores de idade deverão estar acompanhados pelos devidos responsáveis e com o termo de responsabilidade assinado, assim como um documento do menor. O termo de responsabilidade estará disponível no dia do evento.

 

6.13  Cabe apenas a direção do evento, avaliar, aceitar ou recusar inscrições, principalmente devido a falta de características do competidor ou da equipe quanto as práticas de pesca esportiva.

 

6.14    Casos omissos ao regulamento serão julgados pelos organizadores.

 

ART. 7  DESCLASSIFICAÇÃO DE EQUIPES E PARTICIPANTES:

7.1       Caso seja apresentado por qualquer pessoa, fotos ou filmagens comprovando qualquer irregularidade no modo que o peixe foi capturado.

 

7.2       Calúnia, desrespeito ou agressão com os demais participantes ou membros da organização e espectadores.

 

7.3       Perda dos itens entregues pela organização serão analisados e passiveis de punições.

 

7.4       Por se tratar de um evento de pesca esportiva é vetado o abate de quaisquer espécies, caso algum exemplar venha a óbito a equipe deverá informar a comissão organizadora para os devidos fins.

 

7.5       A cota de captura como descrito no artigo 4, item 4.1 é de 04(quatro) exemplares, como o sistema utilizado será do vídeo/régua o limite de peixes dentro do viveiro ou quaisquer outros locais da embarcação é zero.

 

7.6       Deverá ser mantido uma distância mínima de 50 metros entre as embarcações, evitando assim que uma equipe prejudique ou beneficie outra com alguma ação. Em caso de socorro por parte de alguma equipe, a organização deverá ser comunicada assim que possível, evitando punições. Todos os casos serão analisados e julgados apenas pelos organizadores e passiveis desde uma advertência, até mesmo uma desclassificação.

 

7.7       Equipes que forem socorridas com reboque da organização ou de outro competidor ficam automaticamente desclassificadas.

 

7.8       Para controle da organização é obrigatório a entrega do SELO antes do término da competição (_______) O SELO em questão é o mesmo utilizado durante a medição e filmagem dos exemplares. Cada SELO contém o número correspondente as equipes presentes no evento. A falta da entrega do SELO gera automaticamente a desclassificação. Este é o único controle que temos sobre quais as equipes de fato já retornaram da competição, uma medida de segurança exigida inclusive pelos órgãos fiscalizadores.

 ART. 8  INSCRIÇÕES:

8.1       As inscrições serão efetuadas pelo fone ______________

 

8.2       As inscrições somente serão validadas após o pagamento das taxas no valor de ___________________ por equipe.

 

8.3       A conta será informada no ato da inscrição e também estará disponível no grupo de WhatsApp criado para a informações aos participantes do evento.

 

8.4       As inscrições poderão ser encerradas assim que todas as vagas forem preenchidas e estas devidamente quitadas.

 

Art. 9     DESTINO DA ARRECADAÇÃO:

__________________________

 

SORTEIOS:

Cada participante receberá um número para sorteio. Os sorteios serão realizados de forma individual. Cabe a cada participante dividir a premiação com seus parceiros, equipe ou amigos. Os números para sorteio diferem do numero da inscrição.

 

Obs.: Não é necessária a presença para os prêmios principais acima descritos.

 

Brindes:

- Sorteios de Brindes oferecidos pelos parceiros do evento.

PESCA SPORT BRASIL - LONDRINA / SCARAMAL PESCA - LONDRINA / PESCA E CIA BRASIL - COLORADO / LUNKER BASS - LONDRINA / PIAPARA - LONDRINA /MARINER PESCA - LONDRINA / DOUGLAS PESCA - MARINGÁ - AGRO TETTUS/LONDRINA - PLANETA ISCAS - ARAPONGAS/ LAZER E AVENTURA SHOPING - LONDRINA E CAMBÉ/ IPÊ FISHING - PONTA GROSSA PR.

Obs: Para os Brindes o participante deverá estar presente para retirá-lo caso contrário será realizado novo sorteio.

 

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE DIRIGIDO AOS PARTICIPANTES:

 

Ao realizarem suas Inscrições, os participantes declaram concordar com todos os termos constante neste Regulamento e também com o Termo de responsabilidade que segue abaixo:

 

Declaro para os devidos fins, que conheço em total teor o regulamento do Torneio Tucuna Solidário 2019 a ser realizado no dia 02.06.19 no Pesqueiro WM as margens Represa Capivara, sendo que li e concordo inteiramente com todos os artigos, notas e anexos ali existentes. Declaro ainda que possuo toda a documentação e equipamentos necessários para o exercício da Pesca e Navegação, bem como todos os itens de segurança obrigatórios na embarcação. Estou ciente de todas as responsabilidades na condução das embarcações e das penalidades aplicáveis pelos órgãos competentes. Afirmo ainda que todos os membros da minha equipe estão fisicamente aptos a participar desta prova e cientes dos riscos de possíveis acidentes que a minha equipe ou eu mesmo venha causar a qualquer outro participante. Sendo assim isento os organizadores de quaisquer responsabilidades pelos meus atos ou da minha equipe. Informo ainda que estou ciente da possível presença de emissoras de Tvs, Fotógrafos e Blogs, desta forma declaro que minha imagem e de todos membros da nossa equipe estão liberadas para fins de divulgação e apresentação do evento em todas as mídias e redes sociais.

 

Desejamos a todos um excelente torneio!

ORGANIZAÇÃO: TUCUNA SOLIDÁRIO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now