Nossa História:                                                                           

A primeira ação do Tucuna Solidário ocorreu em 2015 onde um grupo de amigos realizou um torneio de pesca com arrecadação de óleo de soja para ajudar a cozinha do Hospital do Câncer de Londrina que à época estava com grande necessidade deste item. Nessa ação foram arrecadados mais de 400 litros de óleo de soja.
Em 2016 foi adotado o nome Tucuna Solidário e se tornou a primeira organização do país a promover eventos de pesca esportiva com fins sociais, se comprometendo em repassar todos os valores arrecadados com as inscrições dos eventos para as entidades sociais amparadas. Desde então, todos os anos a APETS realiza eventos de pesca esportiva onde estes valores arrecadados com as inscrições são revertidos em ajuda financeira ou material para entidades sociais de Londrina e cidades da região.



                                                                                    Nossa Missão:
 
A Associação de Pesca Esportiva Tucuna Solidário, é uma organização sem fins lucrativos com sede em Londrina, estado do Paraná. Participa e promove eventos de pesca esportiva nas categorias barcos e caiaques. Possui o intuito de promover a prática da pesca esportiva, disseminando a cultura do pescar e soltar (Pesque e Solte), trabalhar em conjunto com os estados e munícipios na geração de renda e emprego através do turismo agregado a pesca esportiva, tendo ainda como maior objetivo ajudar entidades sociais seja financeiramente ou com materiais que estas entidades necessitem.       


                                                                         Inovação e sustentabilidade:

O Tucuna Solidário foi pioneiro na utilização do sistema vídeo régua para categoria barcos na Represa Capivara no ano de 2018. Nesse sistema os peixes capturados são medidos em uma régua aferida, filmados e devolvidos para água no mesmo local da sua captura. Isso faz com que o peixe possa se manter em seu habitat natural para continuar protegendo seus ninhos e seus filhotes. Em 2020 foi criada a APETS, Associação de Pesca Esportiva Tucuna Solidário.


                                                                                      Clube 50up:

É a idealizadora do Clube 50up na Represa Capivara, região norte do Paraná. Nesse clube somente pescadores que possuam capturas de peixes da espécie Tucunaré com medidas igual ou superior a 50cm podem fazer parte. Para ingresso no clube é preciso que o pescador tenha registrado em vídeo, o peixe em uma régua de medição, e o vídeo de sua devolução com vida à água. 

 
                                                                            A Pesca de Competição:
 
A pesca esportiva é um dos esportes que mais cresce no mundo, a cada dia novos pescadores migram para a modalidade, seja apenas praticando o pesque e solte ou sendo de fato um esportista, pescando em eventos de competição. A pesca esportiva como competição movimenta o comércio local, gera empregos e renda para muitas famílias. Pensando neste público a APETS no ano de 2020 se filiou a FEPAP - Federação Paranaense de Pesca Esportiva, onde os nossos eventos estão dentro do Ranking Paranaense. O competidor que queira ingressar na Federação poderá contactar-nos, que daremos procedimento em sua filiação. E-mail tucunasolidario@gmail.com