Conheça nossa História!

Nossa Missão teve início no ano de 2015, onde os grupos Olhar de Pescador e Moa Eco Pesca se uniram para uma confraternização de final de ano, o evento teve a participação de apenas 15 equipes de barcos e a missão de angariar óleo de soja para a cozinha do Hospital do Câncer de Londrina. O idealizador do projeto o pescador José Almeida sempre teve este anseio, observando uma lacuna dentro da pesca esportiva. Vindo de outros esportes que fazem este trabalho social ele observou que a pesca esportiva poderia ser uma grande aliada junto a entidades assistenciais.

Logo após esta primeira ação envolvendo os amigos José Almeida, Moacir Victor e Rondinelli Pierini onde foram arrecadados mais de 400 litros de óleo, foi criado definitivamente o projeto Tucuna Solidário. Além de ações assistenciais o projeto visa também a divulgação da pesca esportiva e da disseminação da prática do pescar e soltar (pesque e solte).

Dentro do âmbito da pesca esportiva o projeto foi o pioneiro também em trazer até a região da represa Capivara a emissora Fish Tv, onde esta possui uma grande grade de programação voltada ao público da pesca esportiva, contribuindo inclusive com a disseminação de eventos semelhantes ao Tucuna Solidário por todo território nacional. O projeto também foi o primeiro em unir barcos e caiaques em um único evento na região.

Outra grande conquista foi a implantação do sistema de conferências dos exemplares capturados através do sistema vídeo/régua, onde o tucunaré é capturado, medido, filmado e solto no mesmo local. Este método visa a causar ao anfitrião da festa o menor estrese possível, protegendo inclusive seu ninho em épocas de desovas. Nossos diretores já sonhavam para que este sistema fosse implantado na categoria barcos desde 2016, porem existia muita resistência por parte de pescadores e patrocinadores, mas a briga foi comprada e o primeiro evento foi realizado em Dezembro de 2018 no pesqueiro WM na cidade de Primeiro de Maio - Pr. Um dos apoiadores para a implantação do sistema foi o amigo Luiz Bomfim, também organizador de eventos de pesca esportiva como a consagrada CAPEVI que já utilizava o sistema. Ao final quem ganhou com este avanço no esporte fomos todos nós. Lembrando que os primeiros a utilizarem este sistema na região norte do estado foram os participantes da LKF - Londrina Kayak Fishing.

Nossos eventos não se tratam de uma simples ação social e sim de um grande evento de Pesca Esportiva, com premiações, troféus e tudo que envolve um grande Torneio de Pesca Esportiva, inclusive com todas as documentações burocráticas que a legislação exige. Existe ainda uma enorme preocupação com a legitimidade dos resultados, tanto junto aos competidores quanto aos valores arrecadados e repassados as entidades beneficiadas. Mostramos em nosso site e redes sociais inclusive o balanço ao término de cada evento.

Com a finalização do último evento realizado no mês de Junho/20 já foram repassados valores superiores a R$120.000,00 entre diversas entidades da região e até famílias carentes. O projeto tem colaborado com apoio humano, estrutural, documentação e Know How a diversas entidades que organizam eventos de pesca esportiva, alguns deste até mesmo de fora do estado do Paraná. Para tal apoio as entidades devem seguir os mesmos critérios que servem de alicerce para o Tucuna Solidário, Filantropia, inclusão social, fomento da pesca esportiva, disseminação do pescar e soltar, cuidado e zelo com o meio ambiente e fomento do comércio regional, gerando renda aos municípios que apoiam esta ideia.

 

Os diretores ainda frisam que todas estas conquistas se deve a união dos pescadores esportivos que participam dos torneios, juntamente com os patrocinadores e apoiadores e que sem eles nada seria possível. 

O projeto atualmente possui oito diretores dos mais variados segmentos da sociedade, são eles:

        José Almeida, Rondinelli Pierin, Marcelo Bulla, Marcos Shiozawa, Fernando Shiozawa, Hussein Samir, Bruno Pierotti e Maurício Serrano.

 

Tucuna Solidário, é a pesca esportiva de mãos dadas com a solidariedade!

Entidades já assistidas pelo projeto:

Hospital do Câncer de Londrina - HCL - ano 2015 - Projeto Piloto

Apae de Londrina - ano 2016

Hospital do Câncer de Londrina - HCL - ano 2017

Instituição Renovando Vidas de Cambé - Pr  - anos 2016-2017-2018-2019-2020

Ong Viver - Londrina - Pr - ano 2019

Associação Flávia Cristina - Londrina Pr 2019

Lar da Paz de Primeiro de Maio - Pr 2019

Lar dos Vovozinhos Aseps - Londrina - anos 2017-2018-2019-2020

APS DOWN de Londrina 2020

Creches de Primeiro de Maio - Pr - ano 2019

Policia Ambiental de Londrina- Pr 2020

*O projeto também já atendeu a diversas famílias, seja com alimentação ou medicação.